Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais
Campus Samambaia/UFG - 29/09 a 02/10/2013

36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED - Goiânia / GO
Campus Samambaia/UFG - 29/09 a 02/10/2013
Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais
Imprimir

Ciclo de Cinema

Download: ciclocinemaanped2013-web_folder.pdf

36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
Goiânia, Goiás

8º CICLO DE CINEMA
ANPEd / CLACSO, 2013

LOCAL: CINE UFG – Prédio da Faculdade de Letras

OUTRO ORIENTE
Mulheres do Oriente
Crianças do Oriente
Sexualidades do Oriente

Coordenação:
Pablo Gentili
Dalila Andrade Oliveira

Organização:
ANPED, CLACSO e FLACSO Brasil

 

MOSTRA – MULHERES DO ORIENTE

Uma canção de amor (Le Chant des Mariées)
(França/Tunísia, 2008, 100 minutos)
Direção: Karin Albou
Classificação etária: 14 anos

Na Tunísia em 1942, Nour e Myriam, duas jovens de 16 anos, são amigas desde a infância. Elas dividem a mesma casa em uma modesta vizinhança onde Judeus e muçulmanos vivem em perfeita harmonia. Cada uma delas secretamente deseja ter a vida da outra: enquanto Nour lamenta não poder ir para a escola, como sua amiga, Myriam tem inveja do noivado de Nour com seu primo, Khaled. Mas Khaled não consegue encontrar um trabalho e o noivado demora a se concretizar, fazendo com que a perspectiva de uma união fique cada vez mais distante. Em novembro de 1942, o exército alemão invade seu país e impõe sua pesada política nazista sobre toda a comunidade judia. Com isso, a mãe de Myriam, perde seu direito de trabalhar. Endividada, ela decide casar sua filha com um rico médico e Myriam passa a ver seus sonhos de amor desaparecerem aos poucos.


Às cinco da tarde (Panj É Asr)
(Irã/França, 2003, 105 minutos)
Direção: Samira Makhmalbaf
Classificação etária: 12 anos

O filme investiga a situação das mulheres no Afeganistão ao narrar a trajetória de Noqreh (Agheleh Rezaie), uma jovem que sonha ser candidata à Presidência da República. Assim que as escolas voltam a aceitar o sexo feminino, Noqreh retoma os estudos. Quase todas as alunas, porém, ainda usam a burca. Aos poucos, durante as aulas, instaura-se o debate em torno da condição feminina e da possibilidade das mulheres conquistarem os mesmos direitos dos homens. Com a ajuda de um poeta, Noqreh entra em conflito com o pai.

 

Duas mulheres (Do Zan)
(Irã, 1999, 96 minutos)
Direção: Tahmineh Milani 
Classificação etária: Livre

Causou sensação quando lançado em 1999 no Irã, Duas Mulheres narra a vida de duas estudantes de arquitetura, com uma promissora carreira, nos primeiros turbulentos anos da República Islâmica. Tahimine Milani cria um retrato mordaz das tradições auxiliado pela indiferença oficial – que ardilosamente conspira contra as mulheres, para impedi-las de realizar seu pleno potencial, a inclusão de descrições francas de violências domésticas. Foi saudado por muitos, como um avanço nas negociações sobre o pesado tema lesbianismo, um “tabu” para o islamismo.

 

Sob o céu do Líbano (Le Cerf-volant)
(Líbano/França, 2003, 80 minutos)
Direção: Randa Chahal Sabag
Classificação etária: 12 anos

Lamia (Flavia Bechara) tem 15 anos e vive em uma vila no Líbano, na fronteira com Israel. Ela é prometida para casamento ao primo que vive do outro lado da fronteira. Na viagem ao encontro do pretendente, Lamia atravessa, além da fronteira, a vida infantil para a adulta de forma tão brutal quanto os acontecimentos que a esperam. Grande prêmio do júri, prêmio Cinema do Futuro e prêmio Lanterna Mágica no Festival de Veneza 2003.

 

MOSTRA – CRIANÇAS DO ORIENTE

Paisagem na neblina (Topio Stin Omichli)
(Grécia/Itália/França, 1998, 127 minutos)
Direção: Theo Angelopoulos
Classificação etária: 12 anos

Dois irmãos ainda crianças partem em um trem para a Alemanha, onde supostamente vive o pai que nunca conheceram. Durante a viagem, eles enfrentam sérias dificuldades e são obrigados a amadurecer, abandonando precocemente a infância.

 

As ruas de Casablanca (Ali Zaoua, prince de la rue)
(Marrocos/França/Bélgica/Tunísia, 2000, 90 minutos)
Direção: Nabil Ayouch
Classificação etária: 16 anos

Ali, Kwita, Omar e Boubker são crianças de rua. Eles vivem no porto de Casablanca. Ali quer se tornar um marinheiro e conhecer o mundo. Eles são meninos que prometem ser amigos para toda a vida. Durante confronto com a gangue de Dib, Ali é morto. Os outros poderiam abandoná-lo. Mas decidem dar-lhe um funeral de príncipe. Os três amigos embarcam em uma série de encontros que lhes permitem recriar o sonho de Ali: encontrar a ilha com dois sóis. As Ruas de Casablanca é um filme inesquecível. Uma lição de vida vinda do outro lado do planeta.

 

Um doce olhar (Bal)
(Turquia/Alemanha, 2010, 103 minutos)
Direção: Semih Kaplanoglu
Classificação etária: Livre

A sensível jornada de Yusuf, um garoto turco de seis anos que está aprendendo a ler e a escrever, e que nas horas vagas ajuda o seu pai, um simples apicultor que guarda as colmeias nos galhos mais altos das maiores árvores de uma floresta banhada pelo Mar Negro. Mas quando seu pai parte, sem retorno, em busca de descobrir porque as abelhas estão sumindo, Yusuf se prepara para viver a sua maior aventura, tentando dar algum sentido à sua vida.

 

A cor do paraíso (Rang-e Koda)
(Irã, 1999, 90 minutos)
Direção: Majid Majidi
Classificação etária: Livre

Este é um dos mais bonitos e emocionantes filmes dos últimos tempos. Mohammad tem 8 anos e é aluno numa escola para cegos em Teerã. Com a chegada das férias, ele espera passar algum tempo com as irmãs, a avó e o pai no vilarejo onde mora a família. Viúvo, o pai encontra-se com dois problemas em relação ao filho: não tem mais condições de mantê-lo na escola especial, e pretende se casar novamente e o menino deficiente é um obstáculo para isso. Então, o pai não quer que ele passe as férias em casa, mas junto a um marceneiro cego que pode tomar o menino como aprendiz. O filme gira em torno desta delicada relação entre pai e filho, dos laços de família e da sensibilidade do menino cego. Do mesmo diretor de Filhos do Paraíso.

 

MOSTRA – SEXUALIDADES DO ORIENTE

Bubble (Buah, Ha)
(Israel, 2006, 117 minutos)
Direção: Eytan Fox
Classificação etária: 18 anos

Três jovens israelenses dividem um apartamento em um bairro moderno de Tel Aviv. Lulu, que trabalha em uma boutique de produtos para banho; o extravagante Yelli, gerente de um café moderninho; e Noam, balconista de uma loja de música que passa os fins de semana servindo em um posto de fiscalização da Guarda Nacional. Quando Noam se apaixona por um palestino chamado Ashraf, ele e os amigos decidem ajudar Ashraf a ficar ilegalmente em Tel Aviv. Participam de uma manifestação na praia celebrando uma coexistência pacífica, e pedindo um fim à ocupação de territórios palestinos. Mas no final das contas, a utopia cuidadosamente construída por eles é quebrada pelas realidades políticas e sociais do Oriente Médio, e as constantes explosões de violência.

 

Delicada relação (Yossi & Jagger)
(Israel, 2002, 88 minutos)
Direção:  Eytan Fox
Classificação etária: 14 anos

Baseado numa história real, "Delicada Relação" retrata o caso de amor entre oficiais israelenses que estão servindo numa base na fronteira de Israel e o Líbano. Eles são comandantes, estão apaixonados, e tentam encontrar um lugar em meio a um sistema opressivo e rigoroso, que os leva a defender uma causa na qual não necessariamente acreditam. Yossi, o comandante da companhia, é um cara introvertido e do tipo "integrado ao sistema". Jagger, o comandante do pelotão, é um sujeito aberto e bem mais liberado. Ele também é o astro da companhia. Yossi está absolutamente determinado a manter o caso em segredo, enquanto Jagger, que está prestes a deixar o serviço militar, acha que Yossi deve deixar o exército e partir com ele. Pouco tempo antes de partirem para uma perigosa emboscada, a tensão entre os amantes vai aumentando e torna-se quase explosiva. "Delicada Relação" retrata de forma corajosa, genuína, divertida e às vezes até dolorosa, o complicado tema que é o homossexualismo nas forças armadas. Também retrata a trágica estrutura de vida de jovens israelenses hoje em dia. O filme apresenta um conjunto encantador de jovens homens e mulheres, que deveriam, a essa altura de suas vidas, estar dançando, estudando e amando. Ao invés disso, devido ao serviço militar obrigatório e à complicada situação na região, eles são obrigados a devotar seus anos mais belos a seu país, para serem soldados, para matar e serem mortos. Em "Delicada Relação" você poderá ver um chef que encontra prazer na culinária gourmet, um soldado que acredita em reencarnação e duas mulheres que tentam sobreviver no mundo dos homens. Mostrando os detalhes aparentes da vida dos comandantes e seus soldados, os criadores do filme enfatizam a situação distorcida na qual esses homens e mulheres são forçados a viver e morrer.

 

Pecado da carne (Einayim Petukhoth)
(Israel/Alemanha/França, 2009, 90 minutos)
Direção:  Haim Tabakman
Classificação etária: 14 anos

Aaron, um respeitável açougueiro da comunidade ultra-ortodoxa judaica em Jerusalém é casado com Rivka e um dedicado pai de quatro filhos. Um dia, ele encontra Ezri, um bonito estudante de 22 anos, e logo se apaixona por ele. Ele então começa a negligenciar a sua vida familiar e na comunidade, varrido por seu amor e desejo por Ezri. Mas a culpa, o tormento e a pressão dos religiosos irá atormentá-lo, levando-o a tomar uma decisão radical.

 

SESSÃO ESPECIAL

Paradise Now  (Paradise Now)
(Palestina/Israel/França/Alemanha/Holanda, 2005, 90 minutos)
Direção: Hany Abu-Assad
Classificação etária: 14 anos

Um dos filmes mais premiados e polêmicos do cinema contemporâneo. Conta uma história delicada ao mexer com um tema que é sempre considerado tabu: o terrorismo. Porém, aqui é retratado um lado diferente do usual nessa história toda. Geralmente são as vítimas dos atos terroristas que tem vez no cinema, ou pelo menos os homens que os caçam. A polêmica começa pela retratação do conflito entre judeus e palestinos, que por si só já é um tema complexo e, quando mostrado no cinema, nem sempre aparece com imparcialidade. Aqui, toda a trama é centrada nos terroristas, que no fundo também se configuram como vítimas das potências hegemônicas. Conta a história de dois amigos palestinos que são recrutados para realizar uma missão suicida em Tel Aviv, em Israel. Após passar a noite com suas famílias, eles seguem para a fronteira com bombas presas ao corpo. Um problema acaba acontecendo e eles são separados, precisando se defrontar sozinhos com seus destinos, levantando questões morais e de dever. Eles devem seguir sua consciência e descobrir que todos os atos desesperados oferecem duras consequências. A produção dá rosto e sentimentos aos chamados homens-bomba, que se revelam em uma luta muitas vezes injusta e utilizam táticas reprováveis em busca de um objetivo maior. Um filme forte e conceituado que revela um lado desconhecido desse perigoso jogo.

 

CALENDÁRIO DE FILMES
Segunda-feira (30/09) Terça-feira (01/10) Quarta-feira (02/10)
08h30 Uma canção de amor
(Le Chant des Mariées)
(França /Tunísia, 2008,
100 minutos)
Direção: Karin Albou
Classificação: 14 anos
Um doce olhar
(Bal)
(Turquia/Alemanha, 2010,
103 minutos)
Direção: Semih Kaplanoglu
Classificação: Livre
Às cinco da tarde
(Panj É Asr)
(Irã/França, 2003, 105 minutos)
Direção: Samira Makhmalbaf
Classificação: 12 anos
10h30 Paisagem na neblina
(Topio Stin Omichli)
(Grécia/Itália/França, 1998,
127 minutos)
Direção: Theo Angelopoulos
Classificação: 12 anos
Sob o céu do Líbano
(Le Cerf-volant)
(Líbano/França, 2003,
80 minutos)
Direção: Randa Chahal Sabag
Classificação: 12 anos
A cor do paraíso
(Rang-e Koda)
(Irã, 1999, 90 minutos)
Direção: Majid Majidi
Classificação: Livre
15h Duas mulheres
(Do Zan)
(Irã, 1999, 96 minutos)
Direção: Tahmineh Milani
Classificação: Livre
Paradise Now
(Palestina/Israel/França/
Alemanha/Holanda, 2005,
90 minutos)
Direção: Hany Abu-Assad
Classificação: 14 anos
As ruas de Casablanca
(Ali Zaoua, prince de la rue)
(Marrocos/França/Bélgica/
Tunísia, 2000, 90 minutos)
Direção: Nabil Ayouch
Classificação: 16 anos
19h30 Bubble
(Buah, Ha)
(Israel, 2006,
117 minutos)
Direção: Eytan Fox
Classificação: 18 anos
Delicada relação
(Yossi & Jagger)
(Israel, 2002,
88 minutos)
Direção: Eytan Fox
Classificação: 14 anos
Pecado da carne
(Einayim Petukhoth)
(Israel/Alemanha/França,
2009, 90 minutos)
Direção: Haim Tabakman
Classificação: 14 anos