Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais
Campus Samambaia/UFG - 29/09 a 02/10/2013

36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED - Goiânia / GO
Campus Samambaia/UFG - 29/09 a 02/10/2013
Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais

Apresentação

A Diretoria da ANPEd tem a satisfação de informar a realização da 36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Esta Reunião será um marco na história da nossa Associação, pois encerrará uma tradição de reuniões nacionais realizadas anualmente. Conforme mudança estatutária ocorrida em assembleia específica em outubro/2012, a ANPEd passará, a partir da 36ª Reunião Nacional, a realizar suas reuniões nacionais a cada dois anos, intercalada pela realização das Reuniões Regionais (Anpedinhas e EPENN). Outro fato marcante na realização da 36ª Reunião Nacional é que ela será realizada após 20 anos no campus de uma universidade. A próxima Reunião Nacional da ANPEd, acatando a inúmeras sugestões será realizada no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A 36ª Reunião Nacional da ANPEd será realizada em Goiânia, no Campus II da UFG, no período de 29/09 a 02/10 de 2013. Esta realização respeita a decisão em assembleia de 2010, de garantir o caráter itinerante às Reuniões Nacionais da Associação, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da pós-graduação em todas as regiões do país, possibilitando o duplo processo de interiorização e internacionalização da pesquisa em educação.

O empenho, a dedicação e o compromisso dos professores e, sobretudo da Coordenação do PPGE/FE/UFG, têm sido fundamental no sentido de viabilizar a organização da 36ª Reunião Nacional. O envolvimento da UFG, bem como das demais instituições universitárias, em especial os programas de pós-graduação em educação e áreas afins de Goiás tem somado esforços nessa empreitada. Esperamos que esse trabalho coletivo possa atribuir maior capilaridade ao evento perseguindo um de nossos objetivos mais caros, que é justamente a presença da ANPEd na região. O tema da 36ª Reunião Nacional é Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as políticas educacionais. Esperamos congregar pesquisadores docentes e discentes da pós-graduação em educação do país reunidos nos 23 Grupos de Trabalho (GTs). A programação para os quatro dias de evento está sendo cuidadosamente preparada pela Diretoria da ANPEd, em estreita colaboração com os Coordenadores de GTs e Coordenação do Forpred.

Estão abertas as inscrições para a submissão de texto/proposta para a 36ª Reunião Nacional. O período para submissão iniciou-se no dia 1º de março e se encerrará em 05 de abril. Somente os associados quites com a anuidade de 2013 podem submeter textos nas categorias trabalho, pôster ou minicurso. A proposta deve ser enviada pelo autor e as regras de submissão encontram-se disponíveis no Portal da Anped. Lembramos que pelo quarto ano consecutivo o valor da anuidade da Anped encontra-se congelado. Esta é uma decisão política desta diretoria no sentido de permitir que mais e mais pesquisadores possam participar ativamente da vida de nossa Associação gozando de todos os benefícios e direitos como sócios. Nossa expectativa é de que a 36ª Reunião Anual contribua ainda mais para a consolidação da nossa Associação na comunidade científica nacional e internacional, por sua efetiva atuação a favor da afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação no país e na Região.

A Diretoria